Casa do Bacalhau

A Casa do Bacalhau é um dos restaurantes de referência em Lisboa para os amantes do «fiel amigo». Instalado nas cavalariças do antigo Palácio do Duque de Lafões, do século XVIII, na Rua do Grilo, com os bairros do Beato e de Marvila adjacentes, este espaço combina charme histórico com comida tradicional portuguesa, tendo o bacalhau como grande protagonista da sua carta.

Com um ambiente elegante e acolhedor, o restaurante oferece uma experiência gastronómica autêntica, onde se pode saborear o bacalhau preparado de mais de 30 formas diferentes. O menu revela o compromisso com os clássicos, como o Bacalhau à Brás, o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bacalhau Assado com Batatas a Murro, e criações mais sofisticadas, como o Bacalhau com Sapateira ou o Bacalhau com Presunto em Puré de Grão.

Apesar de ser um restaurante de bacalhau, a Casa do Bacalhau também apresenta pratos de carne, peixe, vegetarianos e vegans, garantindo, desta forma, uma experiência surpreendentemente agradável para todos os gostos.
A carta de vinhos, com mais de 100 referências, é criteriosamente selecionada para harmonizar com os sabores tradicionais portugueses, e as sobremesas típicas, como as Farófias com Leite Creme e o Creme Rico Queimado completam toda a experiência gastronómica.

Com um serviço atencioso e um ambiente que mistura tradição e requinte, a Casa do Bacalhau é uma paragem obrigatória para quem procura saborear um dos ícones da cozinha portuguesa num dos bairros mais dinâmicos e cosmopolitas de Lisboa.

Chef João Bandeira

Nas antigas cavalariças do Palácio do Duque de Lafões, a Casa do Bacalhau serve comida portuguesa e, tal como o próprio nome indica, o bacalhau é o rei.

Reservas

A História do Bacalhau

A história do bacalhau é milenar, com registos que remontam ao século IX, quando os vikings já o processavam, secando-o para conservação.

No século X, os bascos começaram a comercializá-lo de forma mais próxima à atual, adicionando o processo de salga.

A grande revolução ocorreu no século XV, quando Portugal adotou o bacalhau como alimento essencial, devido à sua longa durabilidade sem necessidade de refrigeração. No século XVI, disputas entre Portugal, França e Inglaterra pelo controlo da pesca deram origem à chamada «Guerra do Bacalhau», levando a tratados regulatórios.

No século XIX, o Chef francês Auguste Escoffier reconheceu o papel dos portugueses na difusão deste peixe na alimentação. Desde as Grandes Navegações, o bacalhau tornou-se uma tradição enraizada na gastronomia portuguesa. Hoje, Portugal é o maior consumidor mundial de bacalhau, apelidado carinhosamente de «fiel amigo», símbolo da cozinha nacional.